9 de março de 2010

Morro do Anhangava

Morro do Anhangava
Altitude: 1430m
Coordenadas: 25° 23′ 18″ S - 49° 0′ 8″ W


O Morro do Anhangava (ou Anhangava) é o morro preferido dos montanhistas do Paraná, pois é a melhor campo-escola de escalada do Brasil. Está localizado na serra da Baitaca. Situa-se no município de Quatro Barras no Paraná (Brasil). Em Língua tupi-guarani, o morro significa Morada do Diabo.

São desconhecidos os primeiros registros da ascensão ao Anhangava. Mas, sabe-se que há inscrições dentro da ‘caverna do Urubu’ , que remontam ao século XVIII. Acredita-se que exploradores tenham chegado ao cume no início da colonização, por volta de 1693, anos após a inauguração do caminho do Itupava.
Após os anos de 1880, o Morro Anhangava começa a sofrer com a exploração mineral Granito, por conseqüência da implementação da ferrovia Curitiba-Paranaguá. Serrarias e engenhos de mate foram instalados próximos a linha férrea e com o tempo, foram distanciando-se da ferrovia.

Entretanto, o Morro só veio a chamar a atenção da população local por volta da década de 1950, quando populares realizaram uma missa no seu cume e onde, em 1957, foi construída uma capela (STRUMINSKI, 1992, p. 8).

ATIVIDADE MONTANHA - PREVISÃO:
Segundo semestre de 2010
* Tropa Sênior Harpyja

Nenhum comentário: